O Teste de sobrecarga hídrica verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso (líquido interno do olho) , ou seja, medida da pressão intraocular após ingestão de 1 litro de água em 5 minutos.
Qual a indicação?
O Teste de Sobrecarga Hídrica é indicado para diagnosticar e acompanhar pacientes com suspeita de glaucoma.
A finalidade é verificar como um determinado olho se recupera de uma elevação transitória da pressão intra-ocular. O pico de pressão ocular obtido durante a realização do teste se correlaciona com o pico de pressão que ocorre durante as 24 horas do dia.
A despeito dos grandes avanços semiológicos observados nos últimos anos, o diagnóstico e o controle evolutivo do Glaucoma ainda são um desafio, mesmo para os grandes especialistas no assunto. Com freqüência nos deparamos com casos suspeitos de glaucoma cujo diagnóstico é incerto, apesar de exaustiva avaliação semiológica. Há ainda casos que já apresentam diagnóstico firmado por presença de lesão glaucomatosa sobre os quais pairam dúvidas quanto ao adequado controle ou não da doença através do tratamento instituído.
Orientações:
Duração: aproximadamente 1 hora. Necessita de jejum de duas horas de alimento sólido e líquido. O uso dos colírios para pressão ocular devem ser mantidos no dia do exame ou a critério médico.