Teste-de-adaptação-de-lentes-de-contato

Lente de Contato

As lentes de contato são dispositivos médicos colocados diretamente na superfície dos olhos para corrigir a visão. Elas podem corrigir problemas de visão à longa ou curta distância (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e os problemas de visão para perto relacionados à idade (presbiopia). O princípio das lentes de contato é o mesmo dos óculos. Elas desviam a luz e a redirecionam para sua retina para dar a você uma visão mais nítida.

Do que são feitas as lentes de contato?
Hoje em dia, a maioria das pessoas usa lentes de contato gelatinosas, feitas, a princípio, de um material rico em umidade chamado hidrogel ou silicone hidrogel (mais oxigenadas) As fluorcabonadas que é um material usado nas lentes rígidas gás permeáveis. Esses materiais permitem que o oxigênio atravesse sua superfície e chegue até seus olhos, mantendo-os saudáveis e com conforto.

Quais os tipos de lentes de contato?
Gelatinosas asféricas, gelatinosas tóricas, multifocais , rígidas, rígidas gás permeáveis e esclerais. Existem diferentes tipos de lentes de contato e cada um deles serve melhor a cada distúrbio ocular, estilo de vida e exigências de saúde ou pessoais. Conheça um pouco mais sobre cada tipo de lente.

Gelatinosas esféricas / asféricas
O tipo mais comum de lentes de contato, são bastante flexíveis, aderentes e confortáveis. As lentes gelatinosas têm variações em relação ao descarte, material, capacidade de umectação e outros. O descarte pode ser diário, quinzenal, mensal e anual. As diferenças favorecem os usuários de acordo com o estilo de vida, as atividades realizadas por eles e a saúde. Pessoas que têm alergia a soluções de limpeza, por exemplo, preferem as lentes de descarte diário.

Gelatinosas Tóricas
São lentes que corrigem o astigmatismo, seja ele combinado ou não com miopia ou hipermetropia.

Multifocais
Geralmente indicada para pessoas de mais idade e para quem sofre com presbiopia (visão de perto), ajudam a manter um bom foco visual em diferentes distâncias.

Rígidas
São fabricadas a partir de material menos flexível do que as gelatinosas, porém tem excelente mobilidade e oferecem melhor qualidade de visão na maioria dos casos.

Rígidas Gás permeáveis
Praticamente uma junção das lentes rígidas e gelatinosas, elas são feitas com uma mistura de materiais que permitem melhor oxigenação da córnea e, consequentemente, mais conforto.

Esclerais
São lentes de contato maiores em seu diâmetro e mesmo sendo pouco flexíveis, oferecem bastante conforto, uma vez que ficam apoiadas na esclera, isto é, na parte branca do olho, e não na córnea. São indicadas para condições especiais de correção ( transplante de córnea), ceratocone avançado e, muitas vezes, após cirurgias para proporcionar melhor visão ao paciente.

Terapêuticas
Utilizadas com supervisão médica, são indicadas principalmente durante períodos pós operatórios e em casos de úlcera corneana. Costumam ser gelatinosas e com alta permeabilidade ao oxigênio.

Estéticas/Cosméticas
Lentes de contato coloridas.