Córnea

images

A córnea é uma estrutura anesférica e transparente que juntamente com a esclera compõe a túnica fibrosa do olho. Ela representa o principal poder refracional do sistema óptico-ocular e possui algumas características, como ser não-pigmentada, avascular, ter epitélio não queratinizado, conter fibras nervosas amielínicas e forma convexa que permitem-na desempenhar funções ópticas importantes, como executar dois terços das tarefas de foco, seguida da íris (aquela área colorida do olho) e a pupila. O fato de não haver vasos sanguíneos na córnea garante a sua total transparência, que é uma das formas de se distinguir uma córnea saudável. Além disso, uma córnea saudável apresenta curvatura que ajuda a formar a imagem na retina com foco e nitidez, por isso as alterações nesta curvatura prejudicam a visão.

A córnea fica situada na região polar anterior do globo ocular, cuja função é refratar e transmitir a luz. Sua face anterior é elíptica, medindo aproximadamente 12,6 mm no meridiano horizontal e, 11,7 mm no vertical. Apresenta uma espessura média de 0,520 mm na região central e de 0,650 mm ou mais, na região periférica.

Ela é composta por cinco camadas: epitélio, camada de Bowman, estroma, membrana de Descemet e endotélio, com suas características morfológicas próprias, que confere estrutura e proteção ao olho, graças à sua alta resistência mecânica. Aliás, cada uma das camadas da córnea parece ter características mecânicas próprias, conferidas pelas junções intercelulares e complexos de adesão, como no epitélio, ou elasticidade pequena, como a da camada de Bowman, o que faz com que a córnea anterior se deforme proporcionalmente mais intensamente nos casos de edema de córnea. O estroma corresponde a 90% da espessura corneal, sendo composto por colágeno produzido pelos ceratócitos, células que também produzem proteoglicanos e glicoproteínas da matriz extracelular. A membrana de Descemet é bastante elástica e o endotélio corneano é pouco resistente, formado por uma única camada de células.

Compreendendo melhor as cinco camadas que formam a córnea, temos:

O Epitélio, que compreende-se pela camada superficial da córnea. É uma célula provida de grande capacidade de regeneração. Já a Membrana (ou camada) de Bowman é constituída a partir de células do epitélio basal, lâmina basal e fibras do Estroma anterior. O Estroma é um tecido responsável por sustentar a célula, conhecido como tecido conectivo e a Membrana de Descemet é responsável por revestir a superfície do Estroma e uma camada posterior, localizada próximo ao Endotélio: células hexagonais responsáveis por manter a transparência das camadas da córnea.